Sinpro/RS manifesta repúdio a declarações de Eduardo Bolsonaro contra professores

Sindicato dos Professores repudia a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro contra professores em ato armamentista em Brasília no último domingo

Da Redação
EDUCAÇÃO | Publicado em 11/07/2023

Em evento armamentista no domingo, 9, no DF, o deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou que professor “doutrinador” é pior que traficante
Imagem: Youtube/ Reprodução

O Sinpro/RS repudiou as declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que no último domingo, 9, afirmou que os “professores doutrinadores” “são piores que traficantes de drogas”.

As declarações foram feitas em um ato em defesa do porte de armas e das “famílias” no Distrito Federal.

Para o Sindicato, esse tipo de manifestação visa a deslegitimar o trabalho dos professores e a escola como ambiente de aprendizado e de construção da cidadania.

“O arraigado desprezo à educação, evidenciado pelo segmento político ao qual pertence o deputado, é característica da atuação destes que são os verdadeiros doutrinadores”, afirma no comunicado. Confira a íntegra:

MOÇÃO DE REPÚDIO

O Sindicato dos Professores de Ensino Privado do RS – SINPRO/RS – repudia a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que comparou os professores “doutrinadores” a traficantes, em ato armamentista em Brasília no último domingo.

Essa manifestação faz parte de uma estratégia para deslegitimar o trabalho dos professores e a importância da escola como ambiente do pluralismo de ideias, da ciência e da vida. O arraigado desprezo à educação, evidenciado pelo segmento político ao qual pertence o deputado, é característica da atuação destes que são os verdadeiros doutrinadores. Por trás de fachadas como o movimento “Escola Sem Partido”, seus apologistas desprezam os princípios democráticos e o papel civilizador das escolas.

Não tendo muitas ideias a debater, o deputado e seus partidários usam de expedientes disseminadores de mentiras, caos e violência, cujas consequências se materializam em ataques às escolas, conforme amplamente divulgado pela mídia.

O SINPRO/RS reafirma que os professores são agentes de construção de conhecimento, de estímulo à empatia, à convivência social, respeito à diversidade, com vistas à constituição de uma sociedade justa, crítica e menos desigual.

JULHO DE 2023.