Sinpro/RS participa de audiência pública sobre a crise da Ulbra

A audiência foi uma iniciativa do deputado Alberto Oliveira (PMDB) e o debate coordenado pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Mano Changes (PP).

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 05/05/2009


O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, participou na manhã desta terça-feira, 5, da audiência pública conjunta das Comissões de Educação e Saúde sobre a crise da Ulbra. A audiência foi uma iniciativa do deputado Alberto Oliveira (PMDB) e o debate coordenado pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Mano Changes (PP).

O representante do Sinpro/RS apresentou um histórico sobre os atrasos salariais e o agravamento da crise e relatou o movimento dos professores que culminou com a saída do ex-reitor da Ulbra. Ele informou que não há qualquer perspectiva de pagamento de salários neste dia 5 de maio, data de vencimento da folha de abril e dia em que vieram a público as denúncias sobre pagamentos feitos pelo ex-prefeito de Canoas ao ex-reitor, no valor de R$ 7,5 milhões. “Esse é mais um fato que evidencia os descaminhos administrativos e de gestão da Ulbra”, completou.

Fuhr ressaltou a importância da mobilização dos professores, funcionários e alunos no processo de mudança iniciado na instituição, alertando que a crise da Ulbra está longe de terminar, e fez um apelo para que os parlamentares continuem acompanhando os desdobramentos. Foi entregue aos deputados a pauta de reivindicações dos professores para a reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra.