Sinpro/RS pede suspensão imediata das aulas presenciais

Em reunião com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) na tarde desta quinta-feira, 25, o Sindicato dos Professores criticou o empenho da entidade para a retomada das atividades presenciais neste momento

Por Valéria Ochôa
ENSINO PRIVADO | Publicado em 25/02/2021


O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) entregou, na tarde desta quinta-feira, 25, ofício à direção do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinepe/RS) criticando o empenho da entidade pela implementação das aulas presenciais em um momento de agravamento da pandemia no estado, com a eminência de colapso do sistema de saúde.

No documento, o Sinpro/RS pede ao Sindicato Patronal que reveja a postura e oriente as instituições de ensino para a suspensão imediata das aulas presenciais de todos os níveis de ensino.

Assinam também o texto o Sinpro/Caxias e o Sinpro/Noroeste.

Confira a íntegra da manifestação

Ilmo. Sr. Presidente do Sinepe/RS
Bruno Eizerik

Ao cumprimentá-lo, as entidades signatárias manifestam sua estranheza e contrariedade com o reiterado empenho desse Sindicato, inclusive junto às autoridades, pela implementação das aulas presenciais nas instituições privadas de ensino.
No momento em que todos os indicativos objetivos destacam o agravamento da pandemia, nunca antes registrado, em que o contágio e mortes estão em níveis insuportáveis e que não há vagas hospitalares é urgente bom senso e postura de proteção à vida de professores e de todos os membros da comunidade escolar. O deslocamento destes, inclusive por transporte coletivo, e o necessário compartilhamento de espaços nas instituições devem ser evitados.
Os especialistas e pesquisadores em saúde, têm sido unânimes na avaliação de que este momento é de muita preocupação, havendo necessidade de distanciamento social e, sempre que possível, de isolamento.
As escolas já vivenciaram, em 2020, a prática de aulas remotas, com investimentos na área de tecnologia. Os professores também tiveram que investir, entre outros, no aumento da potência de internet, na aquisição de melhores equipamentos, impressoras e formação para dar conta do desafio que foi trabalhar com seus alunos remotamente. Nesse momento de maior gravidade da pandemia é inconcebível que instituições e professores não utilizem esse patrimônio adquirido.
Ante ao exposto, as entidades manifestam a expectativa de que o Sinepe/RS, pautado pelo lema de que o principal conteúdo é o ser humano, reveja a postura de desconsideração da realidade da pandemia, expressa na classificação de bandeira preta em boa parte do estado do Rio Grande do Sul e oriente as instituições de ensino para a suspensão imediata das aulas presenciais de todos os níveis de ensino.