Manifestação em frente às escolas denuncia desrespeito do Sinepe/RS com os professores

Sinpro/RS alerta a comunidade escolar para a proposta do sindicato patronal de reajuste salarial dos professores abaixo da inflação - medida em 3,86% pelo INPC

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 23/04/2024

Ações devem ocorrer em diversas escolas ainda nesta semana
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) iniciou nesta terça-feira, 23 de abril, uma manifestação em frente às escolas privadas de educação básica denunciando a proposta do sindicato

patronal (Sinepe/RS) de reajuste salarial abaixo da inflação, bem como de remuneração insuficiente e que desconsidera a relevância da atuação dos professores na implementação da real inclusão de estudantes com deficiência.

A ação soma-se ao Apedido publicado no jornal Zero Hora, no dia 17 de abril, que apontou as contradições do Sinepe/RS ao propor aos docentes um reajuste salarial menor do que a inflação em um momento de crescimento do setor.

Expansão das escolas

Dados recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo (Dieese) mostram o crescimento no número de escolas e de alunos na educação básica, em relação ao ano anterior; além do reajuste aumento médio nas mensalidades de 8,7%, quase 5% acima da inflação medida pelo INPC (3,86%).

Negociação Coletiva

As negociações coletivas entre os Sindicatos iniciaram em março com a apresentação da pauta de reivindicações aprovada pelos professores em Assembleia Geral no início de março.

As reuniões ocorrem semanalmente.