Sinpro/RS define planejamento executivo para 2022

A direção colegiada do Sindicato esteve reunida em Porto Alegre nos dias 3 e 4 de janeiro para discussão e definição da política e do conjunto das iniciativas

Por Comunicação Sinpro/RS
SINDICATO | Publicado em 05/01/2022

Encontro reuniu a direção do Sinpro/RS

A direção colegiada do Sindicato dos Professores esteve reunida nas últimas segunda e terça-feira, 3 e 4 de janeiro, para o Planejamento Executivo Anual da entidade para 2022 – um dos principais momentos de discussão e definição da política e do conjunto das iniciativas do Sinpro/RS.

A primeira parte do encontro consistiu de uma ampla avaliação do desempenho e das realizações do Sindicato em 2021, segundo ano impactado pela pandemia e marcado por uma adversa conjuntura econômica, social e política. Foi destacada a capacidade do Sinpro/RS de se adequar à realidade, mantendo a integridade do seu projeto sindical e o atendimento aos interesses dos professores.

A política do Sinpro/RS viabilizou as negociações coletivas, que resultaram na renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) com o Sinepe/RS e o Sindiman (educação básica e superior), o Sindicreches (educação infantil), o Sindiomas (cursos de línguas estrangeiras) e o Sindepars (Sesi e Senai); além de um grande número de Acordos Coletivos de Trabalhos negociados com instituições da educação infantil à educação superior.

Também foi destacada a manutenção de todo o conjunto de serviços prestados para a categoria na área jurídica, na assistência à saúde e na promoção da cidadania.

A segunda parte do planejamento foi destinada à avaliação da conjuntura econômica, política e educacional e à programação de ações para 2022. Dentre elas:

SINDICALIZAÇÃO – Foi definida uma vigorosa campanha de sindicalização e de conscientização dos professores sobre a importância da adesão ao Sindicato para a manutenção de suas atividades e a efetividade de suas lutas em defesa dos direitos da categoria. Ficou estabelecido uma meta de 2.257 novos associados.

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – A reunião de planejamento definiu também a agenda de assembleias para a deliberação das reivindicações dos professores para as próximas negociações coletivas com o Sinepe/RS e o Sindiman/RS. As assembleias serão realizadas no dia 5 de março, 10h30 – educação superior e às 14h – educação básica.

O planejamento definiu também a constituição dos coletivos de diretores para o desenvolvimento dos diferentes projetos e atividades, bem como a programação das eleições gerais para a direção do Sindicato triênio 2023/2025.