Sinpro/RS realiza pesquisa sobre perfil dos professores do ensino privado

A empresa CTX Pesquisa, contratada para o estudo, realizará a abordagem aos professores nos meses de outubro e novembro, por telefone

Por Comunicação Sinpro/RS
PESQUISA | Publicado em 06/11/2023

A pesquisa envolverá os professores de todos os níveis de educação, no ensino privado
Foto: Pexels

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) contratou a empresa CTX Pesquisa, de Porto Alegre, para realizar, nos meses de outubro e novembro de 2023, pesquisa sobre o perfil dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul, da educação infantil à educação superior.

“O Sinpro/RS realiza pesquisas regulares, de seis em seis anos, para conhecer o perfil dos professores de sua base”, explica o professor Cássio Bessa, diretor do Sindicato. “Esse estudo auxilia na definição de políticas e na oferta de serviços para os professores”.

A pesquisa também investigará a avaliação da categoria sobre a atuação do Sindicato, seus projetos e serviços.

Segundo o professor e coordenador da pesquisa, Ilton Teitelbaum, a abordagem aos professores será feita em dois momentos: investigação qualitativa e pesquisa quantitativa.

“É importante salientar que a abordagem da CTX Pesquisa, em nenhum momento, solicitará senhas, pagamentos ou mesmo fornecerá links”, destaca Teitelbaum.

Na pesquisa quantitativa, que começa nesta semana, a empresa está fazendo um trabalho de campo para a obtenção de 800 entrevistas telefônicas junto aos professores, numa amostragem por cotas.

“Serão tomados todos os cuidados em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, assegura Teitelbaum. “Os dados serão coletados por equipe treinada e supervisionada pela CTX, de forma a obter uma amostra representativa”.

Na investigação qualitativa, a CTX trabalhará com três grupos focais de seis professores cada em plataforma virtual, entre os meses de outubro e novembro, a fim de aprofundar conhecimentos específicos sobre professores exclusivos da educação infantil, da educação básica e da educação superior.

“A proposta é aprofundar a visão sobre estilos de vida, questões gerenciais e o impacto da pandemia de covid-19 em termos comportamentais e tecnológicos”, explica Teitelbaum.

O resultado da pesquisa será apresentado ao Sindicato em meados de dezembro.

Em caso de dúvida ou mais informações, entre em contato com o Sinpro/RS pelo e-mail direcao@sinprors.org.br.