Sinpro/RS requereu à Justiça do Trabalho liberação de valores penhorados para pagamento de salários dos professores

Ensino superior | Publicado em 03/11/2008

Na tarde desta segunda-feira, 3, na 1ª Vara do Trabalho de Canoas, em audiência com a presença de representação do Sinpro/RS, do Ministério Público do Trabalho e da Ulbra, foi informado por esta, que o valor do débito remanescente da universidade com a folha de pagamento de setembro dos professores é de R$ 4.652.402,10.

Face ao bloqueio total das contas da Ulbra pela Justiça estadual e considerando a existência de penhoras da Justiça Federal, o Sinpro/RS requereu o oficiamento desta para liberação dos valores penhorados em função das ações fiscais para o pagamento do salário de setembro.

A juíza do Trabalho, vencidas as resistências iniciais, determinou emissão de ofício à 1ª Vara Federal de Canoas, requerendo a transferência de valores lá existentes, no montante do débito da folha, para uma conta da Justiça do Trabalho, para posterior pagamento aos professores.

Os representantes da Ulbra, presentes à audiência, comprometeram-se a fornecer à Justiça do Trabalho o arquivo magnético contendo a relação dos professores e seus respectivos créditos, relativos aos salários de setembro ainda não pagos.

O oficiamento tem caráter de urgência e deve ser entregue à Justiça Federal entre a tarde desta segunda-feira e a manhã de terça-feira, 4.

O Sinpro/RS informa que acompanhará a tramitação junto à Justiça Federal e à Justiça do Trabalho a fim de agilizar a transferência dos valores em pagamento aos professores.

Reuniões – Na próxima segunda-feira, 10, acontecerá reunião no Foro Trabalhista de Canoas, por iniciativa do seu diretor, Dr. Luiz Fernando Henzel, com a participação do Sinpro/RS e da Ulbra, com vistas à definição de encaminhamentos que possam agilizar o recebimento dos próximos vencimentos pelos professores.

Ao longo desta semana, o Sinpro/RS estará realizando reuniões com os professores da Ulbra nos campi da instituição em todo o estado, tendo como pauta: esclarecimentos sobre a ação do Sinpro/RS, análise das perspectivas para o pagamento dos próximos salários e possibilidades de mobilização dos professores.