Sinpro/RS reúne-se com associação de pais de crianças com autismo para tratar de inclusão

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 16/11/2023

A direção do Sindicato dos Professores esteve reunida com representantes da Associação dos Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo (Afapa), de Porto Alegre. O encontro aconteceu na Sede Estadual do Sindicato, para tratar das ações do Sinpro/RS para que a inclusão funcione de forma efetiva nas instituições de ensino.

No encontro, a presidente da Afapa, Nara Pinheiro, compartilhou a história da Associação, além de muitos casos de inclusão, e colocou-se à disposição para contribuir com as ações promovidas pelo Sinpro/RS.

Atuação do Sindicato

O Sindicato vem promovendo encontros com entidades, Ministério Público e instituições para tratar sobre a inclusão e o trabalho docente. O entendimento do Sinpro/RS é que a escola precisa preparar os professores, para que a inclusão funcione de forma efetiva.

O estudo realizado pela FlamingoEDU, a pedido do Sinpro/RS e dos sindicato de professores e Caxias do Sul e de Ijuí (Sinpro/Caxias, Sinpro/Noroeste), revelou que instituições da educação básica do ensino privado do Rio Grande do Sul não disponibilizam a estrutura nem pessoal de apoio necessários para uma educação inclusiva.

Quase metade dos docentes que responderam à pesquisa desconhece o projeto político-pedagógico da escola e o regimento escolar, um dado alarmante, já que o documento deveria ter sido construído pelo coletivo escolar e cumprido pelo corpo docente.