Sinpro/RS convoca Assembleia dos professores para o dia 11

Assembleia | Publicado em 29/06/2015

O Sinpro/RS convida os professores que atuam nas instituições comunitárias vinculadas ao Comung (com exceção da Unifra) e das escolas das mantenedoras maristas e jesuíta, dissidentes do Sinepe/RS, para Assembleia nesta sexta-feira, 11 de julho, às 14h, na Sede estadual (Av. João Pessoa, 919). Na reunião os professores avaliarão a proposta para acordos coletivos de trabalho, específicos para este segmento, definida com a Comissão Sindical do Comung.

Nesta quarta-feira,8 de julho, foi publicado edital em jornal de circulação diária convocando a assembleia.

No início de junho, após a conclusão da negociação salarial entre Sinpro/RS e Sinepe/RS, com a assinatura das Convenções Coletivas de Trabalho – CCTs – educação básica e superior, a Comissão Sindical patronal dissidente manifestou o não reconhecimento das CCTs e a expectativa de discutir um instrumento normativo próprio para o segmento.

REUNIÕES – Em junho foram realizadas três reuniões com o grupo de dissidentes, marcadas inicialmente pela intenção patronal de flexibilizar o conteúdo das CCTs. O Sinpro/RS rechaçou qualquer retrocesso nos direitos dos professores, assinalando para a Comissão patronal que qualquer instrumento normativo próprio para as condições de trabalho dos professores dessas instituições teria que ter como parâmetro mínimo a manutenção de todos os direitos já expressos nas Convenções Coletivas de Trabalho 2015, o que acabou prevalecendo.

Compõem o grupo dissidente do Sinepe as seguintes instituições de educação superior: PUCRS, Unisinos, Unilasalle, Univates, Feevale, URI, Unisc, UPF, Unijuí, UCS, Unicruz, UCPel, IPA, Urcamp; e as escolas de educação básica mantidas pelas redes maristas e jesuíta.