Sinpro/RS lança Parecer sobre inclusão de alunos com deficiência

O Parecer aponta a necessidade de as escolas investirem na capacitação dos professores, disponibilizarem pessoal de apoio ao corpo docente e limitarem o número de estudantes por turma.

Comunicação Sinpro/RS
Parecer | Publicado em 04/08/2016


O Sinpro/RS promove nesta sexta-feira, 5 de agosto, apresentação do Parecer sobre a Inclusão de Estudantes com Deficiência nas instituições de ensino privado do RS, às 18h, na Sala de Eventos do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919) em Porto Alegre. O evento contará com a participação da Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Rosângela Corrêa da Rosa.

O Parecer aponta a necessidade de as escolas investirem na capacitação dos professores, disponibilizarem pessoal de apoio ao corpo docente e limitarem o número de estudantes por turma. A elaboração do documento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho sobre Inclusão, do Sinpro/RS, face aos inúmeros relatos de professores que têm alunos com deficiência e não encontram o apoio da escola.

Conforme Cecilia Farias, diretora do Sinpro/RS, desde o início do ano, o Sindicato vem recebendo relatos de professores que, lecionando em escolas que se dizem inclusivas, não encontram condições de atender alunos com deficiência. “Normalmente as escolas não promovem a capacitação dos professores, não dispõem de pessoal de apoio, inexiste horário para a elaboração de plano pedagógico e instrumentos de avaliação adequados. Por isso, criamos o Núcleo e estamos divulgando esse manifesto para aprofundar o assunto, buscar soluções conjuntas e insistir com as escolas na aplicação da legislação”, afirma Cecilia.