Sinpro/RS publica novo levantamento sobre excesso de alunos por turma no ensino privado

Alunos por turma | Publicado em 26/07/2012

O Sinpro/RS publicou na segunda-feira, 9 de julho, no site www.limitedealunosporturma.com.br, novo levantamento sobre o excesso de alunos por turma praticado por instituições do ensino privado no estado. O estudo, realizado no primeiro semestre deste ano revelou turmas com excesso de alunos em 63 escolas de educação básica e 14 instituições de Educação Superior.

Desde 2010, o Sinpro/RS vem denunciando publicamente o excesso de alunos por turma como um fator de adoecimento dos professores e de prejuízo à qualidade do ensino. “A limitação de alunos em sala de aula é uma luta antiga do Sindicato, que busca anualmente na mesa de negociação com o sindicato patronal um regramento. Com a resistência patronal em discutir o assunto, o Sinpro/RS passou a denunciar o excesso para a sociedade”, expõe Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. “A campanha do Sinpro/RS pela limitação no número de alunos por turma tem conquistado cada vez mais a adesão de pais, que relatam ao sindicato sobre a realidade das instituições onde os filhos estudam”.

O Sinpro/RS reivindica a limitação do número de estudantes por turma com base nos parâmetros abaixo:

EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 anos: 20 alunos.

Ensino fundamental
Anos iniciais (1º a 5º): 25 alunos;
Anos finais (6º a 9º): 35 alunos.

Ensino médio
40 alunos.