Sinpro/RS repudia proposta de extinção da TVE e da FM Cultura

Nota | Publicado em 29/11/2016

A direção do Sinpro/RS divulgou Nota Pública, nesta segunda-feira, 28, se posicionando contrária à proposta de extinção da TVE e da FM Cultura, encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Confira a íntegra do texto:

NOTA PÚBLICA

Não à extinção da TVE e da Rádio Cultura

A direção colegiada do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS manifesta sua contrariedade à proposta de extinção da TVE e da FM Cultura, encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa no último dia 21. Sem dúvida, essa medida representará um prejuízo imenso à identidade cultural Riograndense.

A TVE e a Rádio FM Cultura são veículos de comunicação públicos. Não têm caráter estatal ou governamental. A proposta de extinção desses canais revela desconhecimento da missão pública das duas emissoras, das suas características técnicas, institucionais e administrativas, bem como da Fundação Piratini, mantenedora de ambas. Suas programações, conforme estabelecem as normas legais, são aprovadas por um Conselho Deliberativo, integrado por representantes da sociedade civil, dentre elas, o Sinpro/RS.

A programação da TVE e da Rádio FM Cultura se destaca pela ênfase no jornalismo cultural. Manifestações culturais de todos os matizes recebem apoio e espaço em seus programas. Ao mesmo tempo, asseguram o direito público à informação, praticando um jornalismo comprometido com a geração de conhecimento e com a autonomia dos cidadãos.

A direção do Sinpro/RS, pautada pelo compromisso com a construção da cidadania e da democracia, conclama os deputados estaduais, representantes do povo gaúcho na Assembleia Legislativa, para que derrotem sem hesitar mais esta iniciativa de descompromisso com os interesses da sociedade riograndense.

Direção Colegiada