Terceirização é destaque da 21ª edição da Revista Textual

No ensaio “Por que resistir à terceirização”, a juíza do Trabalho Valdete Souto Severo elenca as principais razões pelas quais se deve resistir a esta modalidade de contrato de trabalho.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 10/07/2015


A terceirização é o tema de capa da 21ª edição da Revista Textual, publicação do Sinpro/RS, que começou a circular neste mês de junho. No ensaio “Por que resistir à terceirização”, a juíza do Trabalho Valdete Souto Severo elenca as principais razões pelas quais se deve resistir a esta modalidade de contrato de trabalho. Segundo ela, a terceirização mascara o vínculo de trabalho, que segue sendo exatamente o mesmo da contratação direta.

A partir dessa realidade de precarização, Marcio Pochmann, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, analisa o cenário em que está inserido o sindicalismo e aponta os principais desafios dos sindicatos diante da fragmentação das categorias de trabalhadores e falta de pertencimento de classe, principalmente nos terceirizados, no ensaio “Sindicalismo frente às atuais transformações do capitalismo”.

Na editoria O professor e o mundo da escola, o professor Sani Belfer Cardon, diretor do Sinpro/RS, aborda “A necessária autonomia do professor” e o professor Marcos Julio Fuhr, diretor do Sinpro/RS, publica o artigo “Calendários institucionais: os desencontros e os prejuízos dos professores”. Em dinâmica do meio educacional, o artigo “Influências das políticas públicas de inclusão na educação superior e os benefícios ao ensino privado”, é de autoria do professor Rodrigo Perla Martins, diretor do Sinpro/RS e ainda o artigo “Os desafios de uma Pátria Educadora”, do professor Paulo Barone, conselheiro na Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e docente da Universidade Federal de Juiz de fora.

A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional. A publicação é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra aqui.