Troféu Pena Libertária é entregue aos vencedores do Prêmio Educação RS

A cerimônia ocorreu em Porto Alegre, de forma híbrida, virtual e presencial, na sexta-feira, 21 de outubro

Por Comunicação Sinpro/RS
PREMIAÇÃO | Publicado em 24/10/2022

Vencedoras do Prêmio Educação RS 2022 nas categorias Instituição, Profissional e Projeto
Foto: Igor Sperotto

Foi entregue na sexta-feira, 21 de outubro, o troféu Pena Libertária, em cerimônia especial realizada de forma híbrida, virtual e presencial, em Porto Alegre, aos vencedores do Prêmio Educação RS 2022. Os laureados foram escolhidos pelos mais de 20 mil professores associados ao Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), em votação eletrônica, além do voto da Comissão Julgadora da premiação e o voto da Direção Colegiada do Sindicato.

Foram vencedores desta edição a professora, de Porto Alegre, Ilda Maria Costa Brasil, na categoria profissional; o projeto Meninas Digitais Tchê Missões: Tecendo espaços e experiências para despertar novos talentos, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), de Santo Ângelo, na categoria projeto; e a Escola Projeto, de Porto Alegre, na categoria instituição.

Neste ano, foram 84 indicações feitas pelo público em geral e avaliadas pela Comissão Julgadora da premiação. Neste ano, a premiação deu destaque às realizações que têm formado estudantes para o desafio de construir uma sociedade onde exista espaço e respeito à diversidade, bem como para que atuem de forma protagonista no enfrentamento dos problemas sociais.

“O Prêmio Educação RS vem dar voz e luz a professores, educadores e poetas, cientistas e escolas, estudantes e cidadãos em busca de um sonho de uma educação de qualidade e de um mundo melhor”, diz Margot Andras, diretora do Sinpro/RS, em sua fala no evento. Ilda Maria Costa Brasil, que atua como docente por mais de 25 anos na escola Conhecer, na capital gaúcha, relatou sua emoção ao ser agraciada com a Pena Libertária, por trabalho realizado como professora. “Considero o magistério um caminho de celebração à vida, ao amor”, disse.

O membro da Comissão Julgadora e vereador de Porto Alegre, Alex Fraga, destacou a importância do Prêmio Educação RS. “É preciso, em um momento como este, para valorizar o trabalho do professor. Somos apaixonados pelo o que fazemos, mas precisamos também de reconhecimento e valorização”.

A cerimônia ocorreu de forma híbrida, em Porto Alegre, em evento para convidados, e com transmissão pela internet. Desde a primeira edição do Prêmio Educação RS, foram laureados 23 profissionais, 26 projetos e 23 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.