Vencedores receberam Pena Libertária em Porto Alegre

Receberam a Pena Libertária o professor Rodrigo Allegretti Venzon, de Porto Alegre; a Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul; e o projeto Quebrando as Grades da Ilusão, de Charqueadas.

Comunicação Sinpro/RS
18ª edição do Prêmio Educação RS | Publicado em 16/10/2015


Os vencedores da 18ª edição do Prêmio Educação RS, foram laureados a noite desta sexta sexta-feira, 16 de outubro, na sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre. Receberam a Pena Libertária o professor Rodrigo Allegretti Venzon, de Porto Alegre; a Escola Família Agrícola, de Santa Cruz do Sul; e o projeto Quebrando as Grades da Ilusão, de Charqueadas.

“É com muita alegria que destacamos nesta edição da maioridade do Prêmio três trabalhos de extremo valor para educação do estado, que beneficiam a população indígena, jovens privados de liberdade e filhos de agricultores. É reconhecendo iniciativas como estas que buscamos fazer mais pela educação de qualidade”, afirmou Margot Andras, diretora do Sinpro/RS.

Nesta edição o Sindicato concedeu também uma menção honrosa ao Colégio Coração de Maria, de Santa Maria, pela iniciativa da equiparação salarial dos professores do ensino fundamental, antecipando-se ao processo de aproximação dos valores hora-aula deste nível de ensino.

Escolhidos pelos votos da comissão julgadora e dos professores associados ao Sinpro/RS, os vencedores foram avaliados por critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento. O Prêmio Educação recebeu este ano um total de 56 indicações.

Veja galeria completa da cerimônia

Conheça os vencedores desta edição:

CATEGORIA PROFISSIONAL
Rodrigo Allegretti Venzon, Porto Alegre.
Atua desde 1982 no apoio às Escolas Estaduais Indígenas. Atualmente na Secretaria de Educação do Estado, trabalha em conjunto com 17 Coordenadorias Regionais de Educação, nas diversas regiões do Estado, tendo por objetivo assegurar o atendimento específico respeitando o bilinguismo e a interculturalidade nas escolas indígenas. Rodrigo orientou os procedimentos administrativos para a regularização das escolas indígenas que resultaram no Parecer Normativo CEED nº 383/2002 e a autorização das escolas estaduais Kaingang de ensino médio, entre elas o Instituto Estadual Indígena Ângelo Manhká Miguel, no município de São Valério do Sul.

CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), Santa Cruz do Sul
A Escola Família Agrícola (Efasc) foi inaugurada em 2009, fruto de um intenso trabalho de mobilização popular e de diversas articulações institucionais na região do Vale do Rio Pardo. Construída a várias mãos, é a primeira Escola Família Agrícola do Sul do Brasil. A Efasc tem como objetivo principal a oferta de uma formação profissional de nível médio (técnico em agricultura) no contexto da educação do campo, que é construída a partir da realidade dos sujeitos envolvidos e em conjunto com estudantes, famílias, professores e instituições parceiras.

CATEGORIA PROJETO
Quebrando as Grades da Ilusão, Charqueadas
O projeto do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Villamil Balestro (Neeja) visa provocar a reflexão dos jovens, privados de liberdade, sobre como seria sua vida, caso não tivessem entrado para o crime; bem como junto aos jovens e adolescentes da rede de ensino regular, uma reflexão do tema recorrente nas redes sociais de que o crime compensa: “ostentação”.