Vencedores receberam troféu em cerimônia nesta sexta-feira, 20

Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Educação RS receberam o troféu Pena Libertária

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação | Publicado em 09/10/2017


Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Educação RS receberam o troféu Pena Libertária em cerimônia nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, na Sala de Eventos do Sinpro/RS, em Porto Alegre.

OS VENCEDORES

Categoria Profissional
Maria Beatriz Luce, de Porto Alegre
Com uma relevante trajetória e extenso currículo, atuou em projetos de promoção da educação em zonas desfavorecidas e limítrofes, ações de qualificação da educação municipal no Rio Grande do Sul, avaliações de projetos governamentais e institucionais, contribuições à formação de redes de pesquisa e à instalação/qualificação de instituições e de cursos; apoios e contribuições a executivos, sistema de justiça e parlamentos nos três níveis de governo. Em seu trabalho acadêmico-ativista, Maria Beatriz foi se constituindo numa referência na área da educação e em outras áreas acadêmicas. Em 50 de atuação na área da educação, trabalhou sempre com determinação, dedicação ao serviço público e à educação pública, ancoradas no espírito democrático e republicano.

Categoria Projeto
Projeto Profissão Catador, de Cruz Alta
Realizado pela Universidade de Cruz Alta, atua com os grupos de catadores da região há mais de dez anos, dando voz aos participantes e trabalhando pela emancipação dos sujeitos, ao mesmo tempo em que promove a conscientização socioambiental das comunidades nos municípios de abrangência. Muito além do objetivo da geração de trabalho e renda, o projeto conquistou resultados como maior formação política dos grupos e compreensão da importância da participação em instâncias representativas, elevação de renda per capita dos participantes em 208%, melhoria das condições de trabalho dos catadores, formação de uma rede de parcerias, maior autonomia das mulheres catadoras, reconhecimento e respeito da comunidade com relação à atividade de reciclagem, redução do trabalho infantil, com o incentivo à inserção dos filhos dos catadores nas escolas, entre outros pontos.

Categoria Instituição
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo
Possui uma estrutura voltada à educação profissional de nível técnico com 3.504 alunos matriculados, provenientes de mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul. Em 2017, a instituição completou 50 anos, refletidos nos projetos institucionais desenvolvidos, que conquistaram prêmios regionais, nacionais e internacionais. A Liberato, na busca da modernização, procura integrar-se cada vez mais com a comunidade, especialmente a empresarial, objetivando atualizar currículos e equipamentos. Também se preocupa com a formação humanística e incentiva inúmeras atividades que promovem o crescimento do aluno como cidadão crítico e responsável para com o mundo. A direção executiva da Fundação, em 2010, propôs a criação do Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência&Tecnologia, a fim de revigorar as áreas de atuação, tendo como principal objetivo fazer com que as atividades realizadas nesses eixos passem a dialogar entre si, estabelecendo trocas. Assim, vários professores, de acordo com suas possibilidades, escolheram fazer parte de um dos Eixos referidos, conforme sua área de interesse.