Votação que escolherá os vencedores desta edição encerra no dia 4

Prêmio Educação | Publicado em 04/10/2013

Iniciou nesta quarta-feira, 18, a votação on-line que definirá os vencedores da 16ª edição do Prêmio Educação RS. Os mais 18 mil professores associados ao Sindicato já receberam por e-mail o formulário para registrarem seus votos. O prazo para votação encerra no dia 4 de outubro.

Na segunda-feira, 16, o a Comissão Julgadora definiu os três finalistas em cada uma das categorias do Prêmio – profissional, projeto e instituição, tendo como critérios o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

Os vencedores serão divulgados no dia 9 de outubro, no site do Sindicato, e laureados com a estatueta Pena Libertária no dia 18, em solenidade no auditório da Sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919). Conheça os finalistas:

PROFISSIONAIS

Cleni da Fátima da Silva Machado Pilz – Erval Seco
Professora de Português da Escola Estadual de Ensino Fundamental Julio de Castilhos, localizada na comunidade de Bom Jesus, em Erval Seco. Desenvolve o Projeto Andarilhagens Literárias: da sala de aula para a Comunidade, que tem como objetivo incentivar o hábito de leitura.

Irmã Genoveva Guidolin – Porto Alegre
Primeira professora mulher do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, trabalha há 44 anos na instituição. Lecionou Geografia, História e Moral e Cívica, foi Orientadora Educacional e, atualmente, atua como Agente de Pastoral Escolar. Marcou gerações de alunos e recebeu o título de benfeitora marista pelos préstimos já prestados à instituição e à Rede Marista.

Pedro Osório do Nascimento – Santo Ângelo
Professor de Direito Comercial há mais de 60 anos, ainda atua no curso do ensino médio (Colégio Sepe Tiaraju) e há mais de 53 anos como professor Universitário no IESA, de Santo Ângelo. Atualmente, trabalha na orientação em monografias e aulas, especialmente de recuperação.

PROJETOS

Atendimento às vitimas de violência doméstica – Frederico Westphalen
O serviço prestado pelos cursos de Serviço Social, Direito e Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, em parceria com o poder judiciário, propõe uma ação que minimize os efeitos da violência doméstica trabalhando com as mulheres e todos os envolvidos neste contexto a fim de restaurar sua cidadania.

Orquestra Villa-Lobos – Porto Alegre
Projeto realizado há 21 anos na Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, no bairro Lomba do Pinheiro, proporciona às crianças, adolescentes e jovens a inclusão social através da educação musical e vivências artísticas.

Plantando e Brincando – Sapiranga
O projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Aruanã une alunos, professores, escola e comunidade na busca pela transformação social, através da construção de uma consciência ecológica.

INSTITUIÇÕES

Associação de pais e amigos dos deficientes auditivos- APADA, de Santa Rosa
Mantenedora há mais de 26 anos da Escola de Ensino Médio Concórdia (http://colegioconcordia.com) para Surdos, pioneira na região em educação de surdos, atendendo da educação infantil ao ensino médio. Realiza formação pedagógica, acompanhamento psicológico e social.

Ficar- Instituto Igor Carneiro, de Porto Alegre (www.ficar.org.br)
Fundado em 2008 em decorrência da morte de um jovem vítima de uma bala perdida em uma festa, realiza ações de prevenção da violência, criminalidade, desestímulo ao consumo de drogas em especial de jovens de 12 a 24 anos, tornando seus eventos mais seguros.

Faculdades EST – São Leopoldo (www.est.edu.br)
Importante centro de formação e pesquisa no país, trabalha com foco na inclusão social através da educação. Prioriza o desenvolvimento de projetos em áreas sensíveis da sociedade como questões indígenas, de gênero e de etnia.

Comissão Julgadora 2013
Cleonice Barbosa Guerra, professora do Colégio Rosário; Evaldo Luís Pauly, professor do Unilasalle; Fernando Guaragna, Reitor da Uergs; Glória Bittencourt, diretora do Sinpro/RS e presidente da Apaepers; Luciano Alfonso, jornalista, coordenador de produção da TVE; Valdir Graniel Kinn, professor da Unijuí e coordenador da Fetee/Sul.