Professores da UPF debatem Plano de Carreira Docente em assembleia

Planos de Carreia Docente | Publicado em 06/12/2012

A direção do Sinpro/RS reuniu-se em assembleia com os professores da UPF na quarta-feira, 5. No encontro, o Sindicato apresentou um relato da reunião realizada pela entidade e Associação com a Reitoria da UPF, que tratou de instituir um novo Plano de Carreira – PCD na universidade.

Trata-se de qualificar as condições de trabalho, contratação e progressão dos professores incluídos no estatuto de 2007.Dentre as questões destacam-se: um novo enquadramento dos atuais empregados e novos valores hora-aula; atualização do processo de contratação e desligamento; equacionar o problema do número de emergenciais existentes e constituir uma tabela de pontuação que esteja adequada à realidade do mercado da educação superior do RS e ao projeto institucional da universidade.

Os professores presentes solicitaram esclarecimentos e demonstraram interesse no tema, especialmente porque as condições do estatuto de 2007 não asseguram estabilidade no quadro e não despertam o interesse de novos profissionais nos editais de seleção. Essa realidade é a preocupação declarada também pelos gestores da instituição nas reuniões, de acordo com Sinpro/RS.

Nova reunião com a Reitoria será realizada no dia 22 de janeiro, oportunidade em que será discutida a tabela de progressão e o enquadramento dos mestres e doutores, bem como o impacto nas finanças da instituição.

Ficou estabelecido o compromisso de que o processo de discussão e deliberação ocorra no primeiro semestre de 2013, com a implementação do novo plano a partir de agosto. O Sindicato convoca todos os professores do plano de 2007 a participar das discussões que deverão ter início ainda no mês de março de 2013.