1º Encontro Estadual LGBTQIA+ elabora coletivo e calendário de ações

O evento contou com dirigentes de diversas entidades representativas. O Sinpro/RS integra a comissão de organização do Encontro

Por Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 27/05/2022

Foto: divulgação

A direção do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) participou na última quinta-feira, 26 de maio, do 1º Encontro LGBTQIA+, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), em Porto Alegre. O evento contou com dirigentes de diversas entidades representativas e definiu a organização de um coletivo estadual, com objetivo de elaborar políticas voltadas para a comunidade LGBTQIA+ que atuam no âmbito do trabalho e movimento sindical.

O Sinpro/RS integra desde o início das discussões do grupo que elaborou o Encontro. “Sabemos que existem vários professores LGBTs. Contudo ainda não temos um processo de acolhimento que contemple esses docentes. Precisamos avançar nisso”, diz Erlon Schüler, diretor do Sindicato. Erlon explicou ainda que um dos objetivos do coletivo é elaborar propostas específicas para essa população dentro de cada categoria que integra o grupo.

PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA – O coletivo estadual quer construir uma política permanente de combate aos preconceitos e aprofundar o debate sobre a realidade da comunidade LGBTQIA+ nos locais de trabalho. Para isso, estão encaminhadas reuniões quinzenais para dar continuidade ao trabalho iniciado nesta quinta-feira.

AGENDA – Outra ação definida no encontro foi a participação do coletivo nos atos e atividades LGBTQIA+, criando um calendário de lutas. A primeira atividade do calendário deve ocorrer já no próximo dia 5 de junho, durante a 25ª Parada Livre de Porto Alegre, no Parque Farroupilha.

Também foi inserido na programação a participação no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que acontece no dia 28 de junho. “Além da participação, que é fundamental, é de suma importância que o coletivo passe a pensar em ações que possam ser desenvolvidas diretamente nos sindicatos”, concluiu.

A primeira reunião do coletivo foi marcada para o dia 15 de junho, às 19h, igualmente através da plataforma Zoom.