A atual política de juros do BC e seus efeitos na vida dos brasileiros

Nova edição do Sinpro/RS Debate contará com especialistas no assunto e será realizado de forma híbrida. Inscrições já estão abertas

Por Comunicação Sinpro/RS
SINPRO/RS DEBATE | Publicado em 27/06/2023


O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) promove no sábado, 1º de julho, a partir das 10h, mais uma edição do Sinpro/RS Debate. Desta vez o tema será A atual política de juros do Banco Central e seus efeitos na vida dos brasileiros.

“Juros altos impactam na economia do país e na vida de todos os brasileiros, inclusive dos professores”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Despotencializam o ensino privado e instabilizam o emprego”.

O evento ocorrerá de forma híbrida. Presencialmente, no Spazio Allegro (Rua Dona Augusta, 83, Menino Deus) e, virtual, via Google Meeting (o link que será disponibilizado no site do Debate). As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Painelistas confirmados:

Victor Gnecco Pagani, sociólogo
Tem experiência nos temas relacionados ao sistema de relações de trabalho brasileiro, às negociações coletivas e ao mercado de trabalho. É um dos organizadores do livro Por que cruzamos os braços, editada pelo Dieese em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a Editora Cortez. Nas áreas de pesquisa e assessoria técnica do Dieese desde 2002, foi responsável pelo Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG-Dieese) e pela subseção do Dieese no Sindicato dos Químicos de São Paulo, antes de assumir a supervisão do Escritório Regional do Dieese SP em 2016.

Gustavo de Moraes, economista
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Federal do Paraná, e doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela USP. É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase atuando principalmente nos seguintes temas: Política Econômica, Desenvolvimento Econômico, Economia dos Recursos Naturais e Economia da Defesa.

André Campedelli, economista
Economista do Instituto Conhecimento Liberta. Graduado em Ciências Econômicas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre em Economia Política, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira. Participante do grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dos grupos Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (Depe) e Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).