Sinpro/RS promove debate sobre Eventos Climáticos Extremos, frequência e variabilidade

O evento será realizado a partir das 10h30, de forma híbrida, on-line e em Porto Alegre

Por Comunicação Sinpro/RS
EVENTO | Publicado em 25/08/2023


Esse será o segundo Sinpro/RS Debate 2023

Esse será o segundo Sinpro/RS Debate 2023
Arte: Bold Comunicação

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) reunirá, no próximo sábado, 2 de setembro, duas grandes referências na área do clima para discutir sobre a natureza e a frequência dos eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo: o professor e pesquisador Francisco Eliseu Aquino e o cientista Carlos Nobre.

O evento será realizado a partir das 10h30, de forma híbrida. Presencialmente, no Hotel Intercity Cidade Baixa (Av. Loureiro da Silva, nº 1.960 – Sala Farroupilha); e virtualmente, via Google Meeting (link será disponibilizado no dia do evento).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

A atividade, segundo o professor Flávio Henn, diretor do Sinpro/RS, tem como propósito a conferência da ciência sobre as causas e quais são as perspectivas para o futuro em relação ao tema.

“As mudanças ambientais e climáticas têm se apresentado de forma mais intensa e frequente em todo o mundo. São ondas de calor, de frio extremos, secas prolongadas, ciclones e enchentes”, justifica.  Ele lembra o alerta do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, de que “as mudanças climáticas estão fora do controle”. A afirmação de Guterres foi feita após o planeta ter batido vários recordes de calor.

Os painelistas

Carlos Nobre, cientista

Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Entre elas, a coordenação geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos no Inpe; a criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e a presidência da Capes.  F

oi um dos autores do 4º Relatório de Avaliação do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia, que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável.

Francisco Eliseu Aquino, professor e pesquisador

Professor associado do Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufrgs. Bacharel em Geografia (Ufrgs), mestrado em Geologia Marinha e doutorado em Climatologia e Mudanças Climáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (Ufrgs) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desenvolve pesquisas com ênfase em meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, teleconexões, monitoramento de massas de gelo, emergência climática e o Brasil. Participa e desenvolve pesquisas desde 1993/94 no Programa Antártico Brasileiro (18 expedições de campo à Antártica).

É responsável pelo desenvolvimento do projeto, construção e instalação do módulo científico Criosfera 2 – Centro Polar e Climático (CPC/ Ufrgs), no verão de 2022/23 em Skytrain Ice Rise, Antártica.

Chefia o Departamento de Geografia maio de 2023 a maio de 2025 e é coordenador do Notos – Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia e da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do CPC/ Ufrgs.