Aberto processo eleitoral 2010 no Sinpro/RS

Eleições | Publicado em 24/05/2010

Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul derem início, neste sábado, 22, ao processo eleitoral para a renovação da direção colegiada do seu sindicato – o Sinpro/RS. Em assembleia, realizada em Porto Alegre, a categoria elegeu cinco integrantes da comissão, responsável por conduzir e coordenar o processo eleitoral; definiu os recursos financeiros para o apoio às chapas que concorrerão no pleito; e a data das eleições: 24, 25 e 26 de agosto. A posse da direção, que ficará a frente do Sinpro/RS de 2010 a 2013, será em outubro.

Foram eleitos para a comissão eleitoral os professores Rômulo José Escouto, Antonieta Beatriz Mariante, Ana Lúcia Tomazi, Marcia Menegotto e Clair Luz Zaffari. A comissão também contará com um representante por chapa inscrita e um da direção colegiada do Sinpro/RS.

Esta será a maior eleição do Sinpro/RS em número de eleitores: cerca de 17.500 em todo o Estado. Participam professores que atuam em todos os níveis e modalidades do ensino privado, associados do Sinpro/RS até 90 dias antes das eleições (ou seja, até o dia 24 de maio).

CANDIDATOS – Cada chapa deverá apresentar no mínimo dois terços dos candidatos, igualmente distribuídos entre os membros do colegiado das secretarias e do conselho fiscal, e candidatos efetivos e suplentes para representação com no mínimo um terço das Regionais efetivamente instaladas à época da publicação do Edital. Poderá ser candidato o associado que, na data do escrutínio, tiver mais de três meses de inscrição no quadro social e pelo menos um ano de exercício da profissão; ser maior de 18 anos e comprovar vínculo empregatício em instituição de ensino de direito privado, localizada na área de representação geográfica da entidade. Professor aposentado também pode candidatar-se.