Aprovado aumento de 16% no piso regional gaucho

Reajuste salarial | Publicado em 23/03/2015

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira, 23 de março, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), o aumento de 16% no salário mínimo regional. Inicialmente, foi discutida a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio). Depois, os desembargadores votaram o mérito da ação, que pede a inconstitucionalidade do piso. A legalidade do reajuste de 16% foi aprovada por 17 votos contra oito.

O reajuste já havia sido encaminhado em 2014 pelo ex-governador Tarso Genro e aprovado pela Assembleia Legislativa, sem oposição do atual governador. Representantes da Central Única dos Trabalhadores – CUT, favorável ao reajuste, também estavam presentes na votação.