Aprovado Plano de Carreira dos professores da Uergs

A assembleia foi conjunta do Sinpro/RS e Aduergs com o Semapi, pois o plano de carreira votado contempla a carreira dos funcionários técnico-administrativos da instituição.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 01/04/2009


Em assembleia realizada no dia 7 de março, na sede estadual do Sinpro/RS, os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs aprovaram a proposta de Plano de Carreira Docente da instituição e a pauta de reivindicações. A assembleia foi conjunta do Sinpro/RS e Aduergs com o Semapi, pois o plano de carreira votado contempla a carreira dos funcionários técnico-administrativos da instituição.

A Uergs é uma Fundação Pública de Direito Privado e, a exemplo da Fundação Liberato, seus professores são representados pelo Sinpro/RS. No ano passado, a categoria assinou a primeira Convenção Coletiva de Trabalho desde a criação da Uergs, em 2001, tendo recuperado parte das perdas salariais e iniciado a regulamentação das relações de trabalho na instituição.

Plano de Carreira – A proposta de Plano de Carreira aprovada na assembleia estabelece critérios para a progressão de professores e pessoal técnico-administrativo. Além de prever a titulação docente como critério de seleção (que será por concurso público), o Plano organiza a carreira dos professores à medida que proporciona a progressão, a cada três anos, por antiguidade ou merecimento, com repercussão direta no salário. O diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci, destaca ainda que o Plano de Carreira relaciona as atribuições docentes de acordo com a atividade-fim da Uergs (ensino, pesquisa e extensão). “Também está contemplada no Plano a possibilidade de dedicação exclusiva do professor da Uergs”, ressalta. O Plano de Carreira projeta a formação de um corpo docente de 600 professores – atualmente são 130 que lecionam na instituição. O Plano de Carreira está em negociação com o GAE para, depois de votada na Assembleia Legislativa, ser formalizada em Acordo Coletivo de Trabalho.

Acesse a íntegra do Plano de Carreira Docente aqui.

Negociação Salarial – Os professores também aprovaram a pauta de reivindicações com vistas à Convenção Coletiva 2009. A reposição das perdas salariais referentes ao período de novembro de 2005 a fevereiro de 2009, totalizando 21,46%, estava parcialmente negociada por ocasião da CCT 2008. A categoria também reivindica a Hora Atividade, período semanal dedicado à preparação e correção de aulas, provas e exercícios de acordo com o regime de trabalho; ressarcimento das despesas e remuneração do tempo de deslocamento aos professores que atuam fora da unidade em que estão lotados; e adicional de aprimoramento acadêmico de 10% para mestres e 15% para doutores, além de atualização dos auxílios creche e alimentação e o seguro de vida.