Assembleia encaminha mobilização permanente

Assembleia Geral do professores da Uergs realizada no Sinpro/RS,os docentes mantiveram a proposta do último encontro em relação a negociação do Acordo Coletivo

Uergs | Publicado em 18/07/2009

Na manhã deste sábado, 18 de julho, em Assembleiia Geral do professores da Uergs realizada no Sinpro/RS, em Porto Alegre, os docentes mantiveram a proposta do último encontro em relação a negociação do Acordo Coletivo 2009, que propõe: reajuste de salário de 4% no mês de junho, 18 vales-refeição para compensação das perdas, reconhecimento do índice remanescente, atualização das demais cláusulas econômicas pelo INPC do período e renovação das cláusulas sociais.

Os representantes do Governo do Estado cancelaram a rodada de negociação que deveria ter ocorrido ontem, sexta feira, 17/07, e remarcaram para dia 29 de julho, quando então deverão ter um posicionamento sobre a proposta dos professores.

O Sinpro/RS e a Aduergs alertam que o fato de não haver Acordo Coletivo vigente (o acordo de 2008 valia até 31/05/2009), autoriza o Governo e a Reitoria da Universidade a não manter uma série de conquistas que regravam o contrato e trabalho dos professores. Uma dessas questões diz respeito ao recesso letivo (27/07 a 10/08) em que fica desobrigado o pagamento de hora extra para quem ministrar aulas (pendências) nesse período. Por isso, a orientação de que os professores não aceitem dar aulas fora do calendário letivo, mantendo apenas as demais atividades acadêmicas. Outra questão refere-se ao Plano de Saúde Unimed, que o professor deverá arcar com 100% dos custos, enquanto não se renovar o acordo.

Ação Civil Pública – O Sinpro/RS informa que está encaminhando nesta segunda-feira, 20 de julho, Ação Civil Pública pedindo tutela antecipada para a Uergs para o cumprimento da lei em relação a organização interna da Universidade, regularização dos Conselhos e eleição para Reitoria, conforme prevê estatuto de 2004. O Sindicato já denunciou essas irregularidades ao Ministério Público há mais de um mês e não obteve retorno.

Mobilização – Foi organizado um calendário de mobilização até o dia 11 de agosto, quando ocorre Audiência Pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, para debater a crise da Uergs.

Durante a Assembleia de hoje foi eleita uma Comissão de Mobilização que irá preparar o material a ser apresentado na Audiência em defesa da Universidade. Essa Comissão foi composta por regiões pelos professores a seguir:

• Região1 – João Alifantes e Débora Von Endt
• Região 2 – Marcelo Christoff e Marcos Kan Moori
• Região 3 – Gilmar Azevedo e Marta Martin Prestes
• Região4 – Franciele Pinton
• Região 5 – Celson Silva, Isabela La Greca e Marilise Mesquita
• Região 6 – Anor Aloísio Guedes e Lúcia Silva e Silva
• Região 7 – Fernando Guaranhos e Maximiliano Segalla

Calendário de Mobilização

1º de agosto – Reunião de avaliação da negociação do acordo no Sinpro/RS em horário a ser confirmado.

10 de agosto – Dia de mobilização com participação dos alunos e comunidade regional, além de preparação para vinda para Audiência Pública em Porto Alegre.

11 de agosto – Paralização para participação da Audiência Pública na Assembleia, às 9h e, após, Assembleia Geral de professores para avaliação e encaminhamentos.

Comissão de Memória

Foi formada na Assembleia uma Comissão de Memória que organizará material histórico da Uergs para a Audiência Pública, dia 11 de agosto. A Comissão é formada pelos docentes: Ana Carolina Silva, Aragon Dasso Júnior e João Alifantes.

Os professores que tiverem documentos, fotos, atas e demais materiais que contem a história da Uergs e que possam disponibilizá-los, podem entrar em contato com a Comissão pelo telefone: (51) 3508 6999, da professora Ana Carolina.