Atraso da parcela do 13º Salário

deverão ser pagos 25% do 13º Salário dos professores da instituição.

Ulbra | Publicado em 12/08/2009

No início desta tarde, a Direção do Sinpro/RS, por intermédio do representante da Ulbra, Dr. Jonas Dietrich, foi informada que até quinta-feira, 13/08, deverão ser pagos 25% do 13º Salário dos professores da instituição.

Conforme é do conhecimento de todos, o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º Salário venceu no dia 5 de agosto, tendo o Sindicato neste período desenvolvido insistente gestão junto à Ulbra para que o pagamento seja efetivado sem a necessidade de recurso à esfera judicial.

Ainda segundo o representante da Ulbra, existe de parte da instituição um esforço para honrar o compromisso salarial com recursos próprios, oriundos das rematrículas dos alunos, que estariam ocorrendo num ritmo mais lento face ao adiamento do início do semestre letivo.

O Sindicato dos Professores estabeleceu a próxima sexta-feira, 14/08, como prazo limite para o ajuizamento de ação coletiva, buscando garantir a integralidade do crédito salarial dos professores.

Nos contatos com a instituição, os representantes do Sinpro/RS têm sempre destacado que são devidas multas pelos atrasos salariais que vêm acontecendo, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Na manhã de hoje, inclusive, aconteceu na Justiça do Trabalho de Canoas a audiência na ação coletiva ajuizada pelo Sinpro/RS relativa às multas pelos atrasos dos salários de março e abril.

Ulbra na imprensa

• O ex-reitor da Ulbra, Ruben Eugen Becker, não é mais pastor da Comunidade Luterana São Paulo (Celsp). Em assembleia, a mantenedora da Ulbra decidiu por unanimidade pelo afastamento de Becker que, em 17 de abril, renunciou ao cargo de reitor da Ulbra sob pressão dos professores e funcionários da instituição. Agora ele não poderá mais pregar cultos, entre outras atividades.

• A mantenedora também ingressou com uma notícia-crime junto ao Ministério Público contra Ruben Becker e também contra o ex-pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Comunitário, Jairo Jorge, prefeito de Canoas. Com a ação, o presidente da Celsp, Augusto Timm Neto, pretende que o MP investigue quem foram os responsáveis pelos desvios de recursos que quase provocaram o colapso da Ulbra.

• Enquanto isso, a Justiça Federal vendeu em leilão, no dia 6, uma parte dos 96 terrenos da Celsp no loteamento Mont’Serrat, avaliados no total de R$ 6,3 milhões. O próximo leilão de imóveis ocorre dia 18. A lista de bens e o calendário dos leilões, que ocorrem até dezembro, podem ser acessados no site do Sinpro/RS: http://www.sinprors.org.br/ulbra/Leilao_Ulbra_correcao.pdf.