Centrais sindicais convocam o Dia do Basta para a próxima sexta-feira, 10

Trabalhadores protestam contra o desemprego, a retirada de direitos, o aumento do preço dos combustíveis e as privatizações

Por Valéria Ochôa
PROTESTO | Publicado em 06/08/2018

A direção colegiada do Sinpro/RS, reunida no colegiado estadual no dia 3 de agosto, decidiu pelo engajamento e participação nas atividades do Dia Nacional de Mobilização (Dia do Basta), convocada pelas centrais sindicais para a próxima sexta-feira, 10, contra o desemprego, a retirada de direitos dos trabalhadores, o aumento do preço dos combustíveis e as privatizações. Acompanhe no Facebook do Sinpro/RS as ações em todo o Estado.

Além das denúncias das políticas e iniciativas do governo Temer, o Dia do Basta integra campanha de esclarecimento sobre o que estará em jogo no processo eleitoral de outubro seja em relação aos cargos do Executivo como a composição do Congresso Nacional. Na avaliação do movimento sindical, nunca os direitos dos trabalhadores e as conquistas sociais foram tão atacados como estão sendo no atual momento histórico brasileiro.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Basta será marcado por manifestações em Porto Alegre e em diversas cidades do interior, como em Santa Maria, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Passo Fundo, Guaíba, Sapiranga e São Leopoldo, dentre outras. Em Porto Alegre, a concentração terá início às 8h30, em frente à sede da Fecomércio (Avenida Alberto Bins, 665). “Trata-se de uma das federações empresariais, que apoiou o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff para aprovar a chamada ‘reforma’ trabalhista, que precarizou o trabalho, e a lei do teto dos gastos, que congelou o orçamento público para a saúde e a educação por 20 anos”, explica o secretário-geral adjunto da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Depois, os manifestantes sairão em caminhada até a Praça da Matriz, onde será realizado, às 10h, um ato em frente ao Palácio Piratini. “Além do arrocho, atraso e parcelamento de salários, o governo Sartori (MDB) extinguiu fundações, fechou escolas, fez venda suspeita de ações do Banrisul, quer privatizar estatais e desmontar o serviço público, prejudicando quem mais precisa do estado”, destaca.

Na sequência, os manifestantes seguirão até o Foro Trabalhista de Porto Alegre (Avenida Praia de Belas, 1.432). Lá, eles participarão, às 11h, do ato promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.