Centrais Sindicais decidem por greve nacional no dia 5

Greve Nacional | Publicado em 24/11/2017

Nove centrais sindicais decidiram realizar uma Greve Nacional em Defesa da Previdência e dos Direitos no próximo dia 5 de dezembro – um dia antes da votação da nova proposta de Reforma da Previdência do Governo Temer (PEC 287), no Congresso Nacional.

CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas asseguram que a nova proposta de Reforma da Previdência é mais perversa que a anterior. Ao contrário do que prega o governo nas campanhas publicitárias pró Reforma, o texto não corta privilégios, como as altas aposentadorias dos parlamentares, e ataca apenas a classe trabalhadora que terá de trabalhar mais e ganhar menos.

A PEC 287 aguarda votação no plenário da Câmara, onde será aprovada se obtiver o apoio de 308 parlamentares, passando por dois turnos de votação. Se alcançar esse placar, a matéria segue para o Senado.

O novo texto fixa o tempo mínimo de contribuição em 15 anos para trabalhadores do setor privado e 25 anos para servidores públicos. Já a idade mínima para solicitar a aposentadoria não sofreu alteração em relação à versão anterior. Com isso, permanece a proposta de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens.

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO
A partir da semana que vem, as centrais vão realizar mobilizações nas bases – assembleias, atos, debates e outras atividades – para alertar, informar e mobilizar a classe trabalhadora para a participação na greve.