Congresso debateu situação de aposentados e pensionistas

O evento teve como objetivo impulsionar uma articulação internacional de aposentados para luta em defesa da previdência e do direito à aposentadoria.

Comunicação Sinpro/RS
Previdência | Publicado em 14/06/2016


Delegação da Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do RS (Apaepers) participou do II Congresso Mundial dos Aposentados, realizado na cidade mineira de Araxá, de 8 e 13 de junho. Com participação de autoridades, especialistas e dirigentes sindicais de diversos países, o evento, promovido pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), teve como objetivo impulsionar uma articulação internacional de aposentados para luta em defesa da previdência e do direito à aposentadoria.

O encontro debateu questões como a situação dos diversos sistemas de previdência frente à crise internacional, com destaque para a ameaça de nova contrarreforma previdenciária imposta pelo governo interino, que acena com a redução da idade mínima para aposentadoria e desvinculação dos benefícios ao salário mínimo, entre outras perdas de direitos, bem como a defesa da reativação do Ministério da Previdência, incorporado à Fazenda. A Apaepers foi representada no encontro pelas diretoras Glória Bittencourt, Maria Lúcia Corrêa e Suzana de Paula Rosa.

“Os aposentados e pensionistas são atingidos por perdas salariais, ameaça aos seus direitos e redução de rendimentos no Brasil e também em outros países, a exemplo da Itália, Argentina e México, que estavam representados no evento. No México, como acontece no Brasil, a luta é contra a reforma previdenciária proposta pelo governo que, entre outros retrocessos, estabelece como teto da aposentadoria o valor de 1,5 mil pesos mexicanos, ou seja, cem dólares”, avalia a diretora da Apaepers, Glória Bittencourt.

De acordo com a dirigente, um dos 63 projetos prejudiciais aos direitos dos trabalhadores em tramitação no Congresso brasileiro é justamente o que propõe a reforma da Previdência, “que fixa a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, desvincula o salário mínimo de todos os benefícios sociais, retira o aumento real vinculado ao PIB até dos aposentados que recebem um salário mínimo, redução pela metade das pensões por morte e aumento da contribuição dos trabalhadores, entre outros retrocessos”.