Contee convoca greve geral para o dia 20 de outubro

II Semana da Consciência Profissional | Publicado em 02/10/2013

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) está convocando os professores do ensino privado do para uma paralisação nacional no dia 20 de outubro. O manifestação pretende denunciar o excesso de atividades extraclasse a que são submetidos os docentes em todo o país.

Corrigir provas, planejar aulas, elaborar projetos são algumas das atividades exercidas pelos professores fora do horário contratado pelas instituições de ensino. Além de ferir o direito ao descanso dos docentes, o trabalho extraclasse raramente é remunerado e muitas vezes compreendido como parte da rotina dos professores, situação que prejudica a saúde destes profissionais e compromete a qualidade do ensino.

A greve do dia 20 integra a Campanha Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação e tem apoio das entidades filiadas a Contee. No Rio Grande do Sul, o Sinpro/RS coordena a mobilização que integrará a II Semana da Consciência Profissional, em outubro.

Debate Nacional
Os excessos de demandas, a falta de regulamentação e a não remuneração das atividades exercidas pelos docentes fora do seu horário de contratado foram debatidos no I Seminário Nacional Profissão Professor, em maio deste ano, em Porto Alegre. Promovido pelo Sinpro/RS, o encontro teve a participação da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes, membros do Legislativo Federal, da Associação dos Magistrados Trabalhistas, do Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil e de professores. Confira a íntegra dos debates do Seminário.