CUT/RS e entidades promovem Seminário Estadual Comunicação, Democracia e Resistência

Seminário | Publicado em 29/11/2016

A CUT-RS e diversas entidades ligadas promovem nos dias 1º e 2 de dezembro o Seminário Estadual Comunicação, Democracia e Resistência, no auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820), no centro de Porto Alegre. O encontro se destina a profissionais de imprensa e dirigentes sindicais, preferencialmente os responsáveis pelas secretarias de comunicação de sindicatos e federações. O Sinpro/RS integra a organização do evento.

O Seminário será composto de mesas temáticas e oficinas com a participação de jornalistas, blogueiros, cientista político, radialistas, pesquisadores e ativistas digitais. Na abertura do evento, às 19h, acontece o painel aberto ao público, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com o jornalista e ex-ministro do governo Lula, Franklin Martins. Ele comandou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e elaborou uma proposta de regulação da mídia, a partir da sistematização dos trabalhos da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009.

A comissão organizadora do seminário é integrada pela CUT-RS, Fetrafi-RS, Sindicato dos Jornalistas do RS, Sinpro-RS e Federação dos Metalúrgicos do RS. Há também 11 entidades parceiras, dentre federações e sindicatos estaduais. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Comunicação da CUT e da Escola Sul da CUT. As inscrições encerram na sexta-feira, 25 de novembro.

Programação do Seminário Estadual

1º de dezembro – Quinta-feira

8h15 – Início do credenciamento
9h – Abertura do evento com a participação na mesa das entidades parceiras na promoção e organização.
10h – Mesa temática de abertura com o sociólogo Emir Sader: “O Brasil e a Comunicação que queremos”.
12h – Intervalo para almoço
14h – Oficina sobre “Mídias Sociais e formação de redes” – ativista digital Lúcio Uberdan e jornalista Luiz Damasceno (colaborador da Mídia Ninja);
14h – Oficina sobre “Rádio comunitária e vídeo independente” – jornalistas Ediane Oliveira (RádioCom de Pelotas) e Guilherme Oliveira (Correria/TVT)
14 h – Oficina sobre “Mulher, mídia e poder” – jornalista Vera Gasparetto, da Escola Sul da CUT, e radialista Beatriz Fagundes (Manawa – Rádio Web)
16h – Intervalo para cafezinho
16h30 – Mesa temática “Política e Comunicação” com os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes.
18h30 – Deslocamento para a Assembleia Legislativa
19h – Painel aberto ao público com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins sobre o tema: “Comunicação, Democracia e Resistência” no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa

2 de dezembro – Sexta-feira

9h – Mesa temática “Democratização da Comunicação” com os jornalistas Celso Schroeder (diretor da FENAJ) e Renata Miele (coordenadora do FNDC);
10h30 – Intervalo para cafezinho
11h – Mesa temática “Mídia Alternativa e ativismo digital” com Carmen Crochemore (Sul21) e jornalista Paulo Salvador (Rede Brasil Atual/TVT).
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa temática “Desafios da Comunicação Sindical” com o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa, o secretário de Comunicação da CUT/RS, Ademir Wiederkehr, representantes do SindBancários, Sinpro/RS e outros sindicatos.