Dezenas de estudantes ocupam prédio da Uergs em protesto

Protesto | Publicado em 21/03/2017

Os estudantes da Uergs decidiram em assembleia promovida pelo DCE da universidade, na tarde desta terça-feira, 21, pela ocupação do Prédio 11 do campus central, localizado no bairro Agronomia, em Porto Alegre. A decisão se deu em protesto diante das indefinições do governo do Estado referentes às obras do campus Central, à estruturação da Uergs e da ameaça de extinção da Universidade. Cerca de 50 estudantes fazem parte do movimento.

Entre as reivindicações dos alunos estão a expansão do campus central, que depende da contrapartida do Estado do RS que precisaria fazer a terraplanagem do terreno para que possa ocorrer a liberação de uma verba parlamentar federal já destinada, de R$ 3,5 milhões.

“Podemos perder essa verba caso a contrapartida não seja feita dentro do prazo legal. Trata-se de uma questão burocrática que o governo precisa resolver o quanto antes”, explica o diretor geral do DCE, Ederson Gustavo de Souza Ferreira, que também é representante discente do Conselho Superior da Uergs. “Toda essa situação que o país e o estado estão vivendo só possuem saída para a crise com investimento em educação e é isso que estamos exigindo minimamente”, conclui.