Fundação Ecarta é homenageada no Prêmio Açorianos

Em cerimônia no dia 1º de dezembro, pelos dez anos do projeto Ecarta Musical.

Comunicação Sinpro/RS
Fundação Ecarta | Publicado em 04/12/2015


A Fundação Ecarta recebeu menção especial no Prêmio Açorianos de Música 2014/2015, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, em cerimônia no dia 1º de dezembro, pelos dez anos do projeto Ecarta Musical.

Lançado no final do primeiro semestre de 2005, o projeto realiza quinzenalmente, aos sábados, show na sede da Fundação Ecarta (Avenida João pessoa, 943), na capital, com entrada franca. A programação contempla a produção musical gaúcha em suas diversas correntes: do jazz ao erudito, da vanguarda ao experimental.

“Nos sentimos honrados pelo reconhecimento expresso nesta homenagem”, destaca Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta. “A dedicamos aos professores do ensino privado que, através do Sinpro/RS, mantém a Ecarta e seus projetos, aos artistas e ao público que consolidaram o Ecarta Musical na agenda cultural de Porto Alegre”.

Por ser realizado em um espaço com capacidade de 70 pessoas, o projeto garante a proximidade do público com o artista, propondo o diálogo e momentos de interação. Já passaram pelo palco artistas como Nelson Coelho de Castro, Vanessa Longoni, Bebeto Alves, Jimi Joe, Nanci Araújo, Ângelo Primon, Gelson Oliveira, Mônica Tomasi, Plauto Cruz, Flora Almeida, Simone Rasslan, Norminha Duval, Izmália Ibias, Richard Serraria, Ale Vanzella, Luiz Carlos Borges, Ayres Potthoff, Daniel Wolff, Killy Freitas, Dudu Sperb, Toneco da Costa, Marieti Fialho, Jerônimo Jardim, Geraldo Flach, Marcelo Delacroix.

O projeto também tem se dedicado a promover a circulação de shows pelo interior do estado, com parcerias locais. Já receberam o Ecarta Musical as cidades de Santa Maria, Santa Rosa, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Uruguaiana, Capão da Canoa, Alegrete, entre outras.

A Fundação Ecarta foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e iniciou suas atividades em abril de 2005.

ARTES VISUAIS – Melhor Exposição Coletiva
A mostra Um firme e vibrante NÃO, que abriu a programação da Galeria Ecarta em 2015, ganhou o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria exposição coletiva. A premiação ocorreu no dia 26 de novembro, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. A mostra traz obras de mais de 40 artistas de distintas gerações e procedências. “A força desses trabalhos está na contestação política e comportamental, no desafio à autoridade, no humor e na recusa aos padrões culturais dominantes”, destacam os curadores Leo Felipe e Jorge Bucksdricker. A exposição também circulou em Caxias do Sul e Pelotas.

Confira Um firme e vibrante NÃO