Fundação Ecarta e Sinpro/RS são finalistas do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Os vencedores serão conhecidos hoje, 10, às 20h, em cerimônia no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre.

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Açorianos | Publicado em 10/04/2011


A Fundação Ecarta e o Sinpro/RS são finalistas da 5ª edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Os vencedores serão conhecidos hoje, 10, às 20h, em cerimônia no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre. Com entrada franca, o evento é promovido pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultural de Porto Alegre.

Em sua 5ª edição, o Prêmio destaca artistas e instituições que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade. Os prêmios serão distribuídos nas áreas de pintura, escultura, desenho, cerâmica, gravura, fotografia, mídias tecnológicas, exposição individual, exposição coletiva, revelação, projeto alternativo de produção plástica, texto, catálogo e livros publicados, curadoria, acervo e memória.

A Fundação Ecarta concorre na categoria espaço institucional, ao lado do Atelier Subterrânea, Galeria Gestual, Instituto Goethe e o Studio Clio. O Sinpro/RS concorre na categoria patrocínio e/ou apoio a eventos ligados às artes plásticas, junto com a Fundação Iberê Camargo, Instituto Goethe, Koralle e Santander Cultural. Concorre também na categoria exposição coletiva Era uma vez um desenho, dos artistas Elida Tessler, Fernando Lindote, Gisele Waetge, Jailton Moreira e Maria Lucia Cattani, com curadoria de Gabriela Motta, em exposição realizada na Fundação Ecarta no final de 2010.

Este é o terceiro ano em que a Fundação Ecarta é finalista no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Já concorreu nas edições de 2006 e 2007. A Galeria Ecarta foi inaugurada no dia 29 de abril de 2005, marcando o início das atividades da Fundação, e se ocupa, especialmente, da arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul. Além de mostras, o espaço conta também com circuitos de debates e oficinas.