GT do MEC aprova projeto de redesenho institucional da Urcamp

com representantes do Ministério, da Urcamp, do Sinpro/RS, do Sintae/RS, prefeitos de Bagé e Dom Pedrito, além de integrantes da comissão técnica.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 15/01/2006


No dia 13 de janeiro foi realizada a reunião conclusiva do Grupo de Trabalho do MEC (GT), em Bagé, com representantes do Ministério, da Urcamp, do Sinpro/RS, do Sintae/RS, prefeitos de Bagé e Dom Pedrito, além de integrantes da comissão técnica. Na ocasião, foi apresentada e aprovada a versão final da proposta de redesenho e readequação institucional da FAT/Urcamp. Com isso, a Urcamp poderá receber um aporte financeiro via projeto-piloto de bolsas parciais e integrais que somam R$ 18 mil/ano, que possui o nome provisório de “Pró-comunidade”, anunciado pelo ministro interino Jairo Jorge da Silva durante o encontro. Também ficou definido que os integrantes do GT e comissão técnica farão parte de uma nova comissão que acompanhará o processo de publicização da Urcamp ao longo de sua implantação, tão logo seja confirmada pelo MEC. A oficialização e a forma jurídica que consolidará o projeto deverá ser definida e divulgada até março.

ACORDO – No mesmo dia, a Direção do Sinpro/RS realizou uma reunião com a reitoria da Urcamp para o equacionamento do passivo salarial desta com os seus professores. Considerando a situação diferenciada dos atrasos nos diversos campi da Universidade o termo de acordo firmado com a Reitoria estabelece parcelamento que variam de 26 meses, em Bagé, até 16 meses em Dom Pedrito. A íntegra do acordo encontra-se no Fórum Urcamp no site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br/urcamp). Foi assinado também o Acordo Coletivo entre o Sinpro/RS e a FAT/Urcamp, estabelecendo as novas regras salariais vigentes a partir de 1º de dezembro de 2005. Este acordo também está no Fórum Urcamp.