IGC revela as melhores e piores IES privadas do estado

Para entrar na categoria excelência,uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no IGC,que vai de 1 a 5.

Ensino Privado | Publicado em 05/02/2016

O Ministério da Educação (MEC) divulgou em 18 de dezembro os resultados do ciclo de avaliação de 2014 das instituições de ensino superior (entre universidades, faculdades e centros universitários e institutos federais). Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Quem não atinge a nota mínima 3 tem classificação insatisfatória, segundo o Ministério da Educação (MEC).O Ministério da Educação (MEC) divulgou em 18 de dezembro os resultados do ciclo de avaliação de 2014 das instituições de ensino superior (entre universidades, faculdades e centros universitários e institutos federais). Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Quem não atinge a nota mínima 3 tem classificação insatisfatória, segundo o Ministério da Educação (MEC).

No Rio Grande do Sul, todas as Universidades e Centro Universitários privados tiveram desempenho satisfatório, com notas 3, 4 ou 5. Algumas faculdades (ver lista abaixo), no entanto, ficaram com nota 2 e, conforme informações do MEC, serão impedidas de abrir novos cursos e estarão sujeitas a assinar um protocolo de compromisso com o ministério, garantindo medidas que recuperem sua qualidade. Ao todo, no Brasil, foram 756 os cursos de nível superior considerados insatisfatórios pelo Ministério da Educação, com notas 1 e 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Em 2014 foram classificados cursos como arquitetura, engenharias, ciências biológicas, letras, filosofia, pedagogia, graduações ligadas a área de tecnologia da Informação, entre outras. Indicador oficial do ensino superior, o índice leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).

Veja a seguir o ranking das melhores Universidades, Faculdades e Centro Universitário privados do Rio Grande do Sul, todos com nota 4.

Melhores Universidades privadas

Melhores Centros Universitários
1. Univates – Lajeado
2. UniRitter – POA

Entre as piores instituições privadas do RS, aparecem oito faculdades, que obtiveram nota 2.
1. Faculdade Anglicana de Erechim
2. Faculdade de Tecnologia Senac – Passo Fundo