Levantamento denuncia excesso de alunos em sala de aula na educação básica

A pesquisa, baseada nos parâmetros estabelecidos pelo Sinpro/RS, revelou turmas com excesso de estudantes em 41 escolas de educação básica, em 15 cidades no estado.

Comunicação Sinpro/RS
Limite de Alunos por Turma | Publicado em 05/06/2015


O Sinpro/RS publicou em maio o novo levantamento sobre o excesso de alunos por turma praticado em 2015 nas escolas de educação básica no Rio Grande do Sul. A pesquisa, baseada nos parâmetros estabelecidos pelo Sinpro/RS, revelou turmas com excesso de estudantes em 41 escolas de educação básica, em 15 cidades no estado. A maior parte delas, 24, está na capital ou região metropolitana, sendo a maioria no ensino fundamental.

O levantamento foi feito junto aos professores do ensino privado que, por um formulário eletrônico enviado pelo Sinpro/RS, indicaram as turmas com o problema. A lista completa com nome da escola, cidade e nível de educação pode ser acessada no site Limite de Alunos por Turma.

Neste ano os professores aprovaram em negociação salarial entre Sinpro/RS e Sinepe/RS uma cláusula que limita o número de alunos por turma na educação básica, “Os números aprovados ainda estão acima da reivindicação histórica dos professores, mas representam um avanço pela inclusão do tema e pela decisão inédita em Convenções Coletivas no país. Por isso, seguiremos essa campanha na busca por melhores condições de trabalho e qualidade de ensino”, afirma Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Desde 2010, o Sindicato vem monitorando as instituições de ensino e denunciando o excesso de alunos por turma como fator de adoecimento dos professores e de prejuízo à qualidade do ensino. Em breve o Sinpro/RS também vai divulgar as instituições de ensino superior privadas com excesso de alunos.