MEC pré-seleciona quatro municípios gaúchos para receber cursos de medicina

Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Comunicação Sinpro/RS
MEC | Publicado em 04/12/2013


Quatro municípios gaúchos foram pré-selecionados pelo MEC para receber cursos de medicina: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Os projetos apresentados pelas prefeituras serão avaliados por uma comissão de especialistas quanto à estrutura dos equipamentos públicos e os programas de saúde existentes. As instituições indicadas nos projetos são respectivamente a URI, a Unijuí, a Unisinos e a Feevale.

A lista com os municípios pré-selecionados foi divulgada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do MEC, em anexo da portaria publicada na edição do dia 3 de dezembro do Diário Oficial da União. Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro, Piauí e Pernambuco contam, cada um, com um município selecionado. Há quatro municípios pré-selecionados em Minas Gerais, dois no Pará, três no Paraná, seis na Bahia e 16 em São Paulo. Iniciativa do programa Mais Médicos, a expansão dos cursos de medicina prevê a criação de 11.447 vagas em todo o país até 2017 e mais 12 mil vagas para formação de especialistas até 2020.

Ao todo, foram 42 municípios pré-selecionados no país. De acordo com o MEC, mais de 200 prefeituras acessaram o sistema de inscrição. Dessas, 154 finalizaram formalmente o processo e encaminharam a documentação à análise do ministério, que deferiu 42 propostas. Estão representados 13 estados das cinco regiões do país. (Extra Classe, com informações da Agência Brasil)