Mobilização dos professores tem apoio dos estudantes e ampla cobertura da imprensa

Professores | Publicado em 12/11/2008

Repercussão na imprensa:

Apedido Jornal Zero Hora – 12/11/2008
Jornal VS – 12/11/2008
Jornal Correio do Povo – 12/11/2008
Jornal Diário de Canoas – 12/11/2008
Jornal Diário de Canoas 2 – 12/11/2008
Jornal O Sul – 12/11/2008
Jornal Valor Econômico – 12/11/2008

O primeiro dia de paralisação dos professores da Ulbra recebeu ampla cobertura da imprensa em todo o Estado. Os jornais Diário de Canoas, O Sul e Correio do Povo trazem, nesta quarta-feira, reportagens sobre o apoio dos estudantes ao movimento dos professores e a articulação dos mesmos para exigir da Reitoria informações sobre a crise da universidade. O Sinpro/RS também publicou apedido hoje, no jornal Zero Hora, página 32, comunicando a sociedade gaúcha sobre a paralisação. Veja a íntegra do texto.

ESTUDANTES – O apoio dos estudantes surgiu de forma espontânea, à revelia do DCE da Universidade, e confirma, além da compreensão dos alunos quanto ao problema dos professores, a falta de transparência da instituição em relação à crise financeira pela qual está passando. Mais do que a questão salarial, a mobilização dos professores é um pedido de mudança na cultura política dos dirigentes da Universidade, de constrangimentos e intimidações a seus docentes. O Sinpro/RS está encaminhando ao Ministério Público os casos de maior gravidade.

Apesar de negada pela Ulbra, a paralisação dos professores está com boa adesão, confirmada pela quantidade de professores presentes na sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre, nesta terça-feira – local indicado pela própria assembléia como referência e ponto de encontro da categoria em greve.

O Sinpro/RS reforça o convite aos professores mobilizados e àqueles que estão aderindo ao movimento para se dirigirem à sede estadual do Sindicato, evitando desta forma submeterem-se a constrangimento.

A paralisação deve estar pautada pelas decisões do coletivo. A adesão individual de cada professor não necessita de justificativa à coordenação dos cursos uma vez que a paralisação foi deliberada em assembléia geral. Para os estudantes, os professores devem enviar a Carta, divulgada ontem. Acesse o documento na íntegra.

JUSTIÇA DO TRABALHO – A mobilização dos professores e a ampla repercussão da mesma, transcendendo a esfera apenas da categoria, está dando nova dinâmica na relação com a Justiça do Trabalho no sentido da concretização das decisões judiciais objetivando a prioridade ao pagamento de salários. Na terça-feira, 11, houve reunião das assessorias jurídicas do Sinpro/RS e da Ulbra com o juiz titular da 3ª Vara de Canoas.

Professor, se você ainda não aderiu à paralisação, junte-se aos seus colegas já paralisados. Compareça à sede do Sinpro/RS para conversar com os professores mobilizados e fique informado das iniciativas do Sindicato com vistas à solução do problema salarial.

A nova assembléia geral dos professores, deliberada pela assembléia anterior, acontecerá amanhã, quinta-feira, 13, às 18 horas, no salão nobre da sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Rua Ipiranga, 95, 8º andar, no centro – em frente a Praça do Avião).