Nota Pública do Sinpro/RS

Ensino superior | Publicado em 04/07/2006

O SINPRO/RS – Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – após os acontecimentos e a intensa polêmica veiculada na imprensa de Bagé na última semana, envolvendo o ex-reitor da URCAMP, o Sr. Morvan Ferrugem, o Ministério Público na pessoa do Promotor André Barbosa de Borba e o Juiz da Segunda Vara Criminal Dr. Marcos Danilo Edon Franco, vem a público manifestar sua solidariedade ao Promotor e ao Juiz face às virulentas manifestações do ex-magnífico reitor.

O tom das manifestações do ex-reitor em nota pública, no Jornal Correio do Sul, certamente não surpreende à comunidade da URCAMP nem à sociedade bageense, que já conhecem de longa data o seu estilo sempre sobranceiro. O que certamente surpreendeu a todos foi o teor acusatório contra dois servidores públicos no elementar exercício de suas atribuições legais.

A nota em questão deixou na opinião pública de Bagé, que conhece o saldo da trajetória do ex-reitor na URCAMP, a suspeita de que mais do que genuína indignação, as fortes acusações aos servidores já estavam a serviço de uma estratégia de defesa diante da gravidade do que lhe é imputado pelo Ministério Público.

O Sinpro/RS, que em assembléia de professores da URCAMP ocorrida em agosto de 2005, aprovou a luta pela responsabilização dos culpados pelo atual estágio de comprometimento administrativo e financeiro da URCAMP, se solidariza com o Ministério Público que busca a restituição à Universidade de recursos, que segundo o Ministério Público, mal-havidos, faltaram para honrar os salários de quem na sala de aula ou no serviço administrativo da instituição, com seu trabalho, fez e faz a URCAMP.

O Sinpro/RS convida toda a comunidade da região de abrangência da Urcamp a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e o desfecho desse processo.

Direção Colegiada do Sinpro/RS

O texto acima foi encaminhado para a Imprensa de Bagé em 04/07/2006.