Política salarial e identidade jurídica

Ensino superior | Publicado em 19/03/2006

Desde a criação da UERGS, a grande dificuldade para os professores deveu-se à confusão que o próprio poder público, com interesses óbvios e de forma cômoda para não discutir uma política salarial na instituição, estabeleceu em relação à identidade jurídica da Universidade. Isso fez com que, ao longo desses anos, não se tivesse acordo coletivo de nenhum sindicato com a UERGS. No final de 2003, por força da iniciativa do Sinpro/RS, foi solicitado parecer da Procuradoria Geral do Estado, que reconheceu e declarou a representação do Sinpro/RS. Desde então, o Sindicato vinha pleiteando negociações junto ao governo do Estado, sem que um resultado positivo tivesse sido alcançado. O que mudou depois da decisão da PGE que declara o Sinpro/RS como a entidade de representação sindical dos professores da UERGS é que, já no ano de 2006, o recolhimento do imposto sindical é feito para o Sinpro/RS. Esse é um passo importante que indica o caminho da efetiva negociação com o governo e impõe ao Sinpro/RS o compromisso legal de representar o quadro docente da instituição mediante um amplo processo de esclarecimento aos professores.