Professores aprovam proposta para acordo

Que inclui, além da reposição da inflação (INPC) de 4,77% nos salários, retroativo ao salário de março, cinco novas cláusulas na Convenção Coletiva de Trabalho de 2010

Professores | Publicado em 17/04/2010

Os professores do ensino privado do Rio Grande do Sul aprovaram, neste sábado, 17 de abril, a proposta para acordo negociada pelo Sinpro/RS (Sindicato dos professores do Ensino Privado do RS) com o Sinepe/RS (Sindicato Patronal), que inclui, além da reposição da inflação (INPC) de 4,77% nos salários, retroativo ao salário de março, cinco novas cláusulas na Convenção Coletiva de Trabalho 2010: a garantia de assessoria específica para orientar os professores com alunos com deficiência; a oferta anual de oficinas ou palestras específicas direcionadas aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças; a disponibilização aos professores de equipamento de ampliação de voz sempre que o número de alunos atendidos exceder a 40 na Educação Básica e 60 na Educação Superior; a extensão do reembolso creche também aos professores homens; e a garantia da indisponibilidade dos professores da Educação Básica para o trabalho na última semana de julho, no recesso escolar.

Na avaliação de Marcos Fuhr, Diretor do Sinpro/RS, a negociação deste ano foi positiva. “Tivemos avanços em relação aos anos anteriores com a inclusão de cinco novas cláusulas e o foco na saúde. No entanto, elas ainda não são suficientes e daremos continuidade à campanha pela saúde docente internamente e de forma pública”, afirma Fuhr.

A negociação teve início em 2 de março e encerrou no dia 6 de abril. As reivindicações desde ano tiveram como ponto principal a saúde docente e foram baseadas em pesquisa realiza em 2008 e 2009 pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) que apontou uma realidade preocupante de adoecimento dos professores.