Professores aprovam reivindicações 2010

Os professores do ensino privado aprovaram em assembleia geral,a pauta de reivindicações 2010 a ser apresentada ao Sinepe/RS na próxima semana.

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 15/10/2009


Cuidados com a saúde docente estão no centro da pauta

Os professores do ensino privado aprovaram em assembleia geral realizada hoje, 15 de outubro, em Porto Alegre, em Bagé e em Cachoeira do Sul a pauta de reivindicações 2010 a ser apresentada ao Sinepe/RS na próxima semana. Os professores ratificaram ainda a proposta do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) de antecipação das negociações de 2010 para este semestre ainda e a prioridade da pauta específica da saúde do professor. A assembleia também foi realizada, de 2 a 14 de outubro, em Santa Rosa, Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo, Erechim, Livramento, Lajeado, Bento Gonçalves, Santa Maria, Santo Ângelo, Santa Cruz e Cruz Alta, com o mesmo resultado dos encontros de hoje.

Entre as reivindicações estão a reposição da inflação do período (INPC) e a obrigatoriedade da contratação de professores para a Educação a Distância assim como um piso específico para esta modalidade de ensino. Na pauta específica da saúde os professores pedem limitação de número de alunos por turma (presenciais e por EAD); a sonorização das salas de aula; e a destinação de 20% da carga horária para atividades extraclasse. Essa pauta foi elaborada a partir do resultado da pesquisa “Condições de Trabalho e Saúde dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul”, realizada pelo Diesat em 2008/2009.

“A plenária dos professores refletiu a importância de dar centralidade ao tema da saúde e aponta a necessidade de negociar essa pauta antes do próximo período letivo para que as estabelecimentos de ensino tenham mais tempo para planejar o próximo ano”, diz Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

Pauta de reivindicações especial Saúde:
Clique aqui (arquivo em formato pdf – 111kb)