Professores e funcionários fazem manifestação nas instituições de ensino e publicam apedido

Ensino privado | Publicado em 24/03/2014

Professores e funcionários do ensino privado estão se manifestando junto a instituições de ensino em todo o estado por aumento de salário. Os trabalhadores destacam o bom momento em que se encontra o ensino privado em decorrência de diversos fatores conjunturais, como o crescimento do número de alunos matriculados; políticas públicas que contribuem tanto para o aumento de estudantes quanto para a receita das instituições; além do reajuste das anuidades ter em média 8,81% na educação básica (63% acima da inflação) e na educação superior de 8,15% (51% acima da inflação).

APEDIDO – Os sindicatos de professores (Sinpro/RS, Sinpro/Caxias e Sinpro/Noroeste) também publicaram nesta segunda-feira, 24/3, apedido no jornal Zero Hora (página 22 – editoria Economia), chamando a atenção para o reajuste das mensalidades pelas instituições sob a alegação de reajuste dos salários, o que não acontece na prática; as salas de aulas superlotadas; e a sobrecarga de trabalho, entre outros problemas que acabam afetando a qualidade do ensino.

NEGOCIAÇÃO – Os sindicatos de professores e funcionários voltam a se reunir com o sindicato patronal (Sinepe/RS) na tarde desta terça-feira, 25, para a segunda rodada de negociação. As tratativas se dão em câmaras distintas, de educação básica e superior. Dentre as reivindicações d, os professores pedem 8% de reajuste salarial, limitação no número de alunos por turma, regulamentação do trabalho extraclasse, preservação do direito ao descanso, equiparação do valor hora-aula na educação básica e regulamentação das atividades docentes além da sala de aula (estágios, bancas, comissões, reuniões), entre outras; além do reajuste salarial, os funcionários priorizam o pagamento do vale-alimentação e unificação do piso salarial em R$ 1.000,00.

REUNIÃO COM PAIS E ESTUDANTES
O Sinpro/RS realizará uma série de reuniões com pais e estudantes do ensino privado em várias cidades do estado. Em Porto Alegre, a reunião com os pais será na quinta-feira, 27/3, às 19h, no Clube do Comércio (Rua Bastian, 164); e o encontro com os estudantes, no dia 29/3, sábado, às 10h, na sede do Sindicato (Avenida João pessoa, 919). Confira horários e locais nas demais cidades.