Professores e funcionários fazem vigília por valorização profissional nesta terça-feira, 30

A manifestação permanecerá durante todo o período da assembleia geral das instituições de ensino, convocada pelo Sinepe/RS para avaliar a negociação salarial com os sindicatos de professores e funcionários

Professores | Publicado em 30/04/2013

Professores e funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul estarão em Vigília pela valorização profissional no ensino privado, na manhã do próximo dia 30, terça-feira, na Praça Dom Sebastião, em frente ao colégio Rosário, em Porto Alegre. A manifestação começará às 7h e permanecerá durante todo o período da assembleia geral das instituições de ensino, convocada pelo Sinepe/RS para avaliar a negociação salarial com os sindicatos de professores e funcionários e definir uma proposta para acordo. A assembleia será no Colégio Rosário (Rua Praça D. Sebastião, 2).

Em negociação salarial desde o dia 5 de março, em câmaras setoriais distintas (educação básica e educação superior) os sindicatos não conseguiram chegar a uma proposta conclusiva para acordo.

“Com a insistência da comissão patronal da educação superior em condicionar o atendimento das reivindicações à flexibilização dos direitos, os professores propuseram que a comissão levasse à assembleia geral das instituições de ensino, a proposição de melhoria salarial sem que haja redução de direitos”, expõe Marcos Fuhr, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Na câmara da educação básica, os professores consideraram a proposta patronal insuficiente e insistiram na concessão de aumento real maior nos salários, em especial para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. “Não há justificativa para que os professores destes níveis recebam salários menores”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.