Professores e técnicos administrativos encaminham moção ao Sinepe/RS

Na Assembleia Legislativa, em ato público neste sábado, 13 de março, com o tema A saúde dos trabalhadores em educação do ensino privado está no limite.

Assembleia | Publicado em 15/03/2010

Mais de 700 professores e técnicos administrativos das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul lotaram o Teatro Dante Barone em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, em ato público neste sábado, 13 de março, com o tema A saúde dos trabalhadores em educação do ensino privado está no limite.

No encontro foi aprovada moção pedindo atendimento das reivindicações com vistas à preservação da saúde dos trabalhadores do ensino privado gaúcho. O documento foi encaminhado na tarde desta segunda, 15 de março, à direção do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). Na manhã desta terça-feira, 16, os dirigentes das instituições de ensino estarão reunidos para analisar a pauta apresentada pelos professores e técnico-administrativos.

A data base das categorias é 1º de março. A negociação coletiva com o Sinepe/RS ocorre neste mês.

REIVINDICAÇÕES – A pauta traz reivindicações como limitação de número de alunos por turma e destinação de 20% da carga horária para atividades extraclasse; e garantia de emprego após o retorno da licença-saúde, medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outras.

REGISTRO EM LIVRO – No ato público também foi lançado o livro Condições de Trabalho e de Saúde dos Trabalhadores em Educação do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, que traz a integra da pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) em 2008 e 2009. O estudo aponta uma realidade preocupante de adoecimento de professores e técnicos administrativos das instituições de ensino privado. Do Estado.