Reitor tenta cancelar eleições de diretores regionais

Revogando a decisão do Conselho Universitário – CONSUN, órgão máximo da Uergs. Além desta resolução unilateral, este ato consta no Diário Oficial desta segunda-feira, 16.

Sinpro/RS e Aduergs | Publicado em 16/11/2009

O Sinpro/RS e a Aduergs denunciam a tentativa do Reitor da Uergs, Carlos Alberto Martins Callegaro de, na última sexta-feira, 13, afrontar o processo eleitoral instituído para Diretores de Campus Regionais da Universidade, revogando a decisão do Conselho Universitário – CONSUN, órgão máximo da Uergs. Além desta resolução unilateral, este ato consta no Diário Oficial desta segunda-feira, 16.

Apesar da iniciativa do Reitor, as eleições estão ocorrendo dentro do previsto. Professores, técnicos administrativos e discentes podem votar nas unidades da Uergs até quinta-feira, 19/11.

O Sinpro/RS considera que este é um momento em que a comunidade Universitária deve fazer prevalecer a sua legitimidade, respondendo com uma participação maciça na escolha de seus diretores regionais.

As razões alegadas pelo Reitor desrespeitam a decisão democrática do órgão máximo da instituição, o CONSUN, e não possui fundamentação legal. Conforme estatuto da Uergs, a eleição dos Diretores de Campus Regionais obedece ao disposto no Decreto 43.240/04 art. 34, que determina que a eleição seja feita pela Comunidade Universitária.

O Sindicato, atento às possíveis manobras jurídicas propostas pela Reitoria, está ingressando com ação judicial para fazer valer a lei, reincidentemente descumprida pela direção da Uergs.

Considerando esta ser uma semana decisiva para o futuro da Universidade e por entender que o CONSUN deve se manifestar sobre os fatos, o Sinpro/RS agendou audiência junto ao Secretário de Ciência e Tecnologia. Artur Lorentz, para está quinta-feira, 19/11.

ASSEMBLEIA

O Sinpro/RS convoca os professores para Assembleia de professores da Uergs dia 28 de novembro (sábado), às 10h, na sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919). Na pauta, avaliação do processo eleitoral e desdobramentos e preparação para Seminário UERGS Livre, marcado para dias 5 e 6/12 em Cruz Alta.