Renúncia do reitor não desmobiliza trabalhadores da Ulbra

Em reunião nesta sexta-feira,na sede do Sinpro/RS,em Porto Alegre,representantes dos Sindicatos de trabalhadores reafirmaram a importância de uma reestruturação política,administrativa e acadêmica da Ulbra

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 17/04/2009


Os professores e funcionários permanecerão mobilizados, mesmo depois da renúncia do reitor Ruben Eugen Becker, anunciada no final da tarde de hoje, 17. Em reunião nesta sexta-feira, na sede do Sinpro/RS, em Porto Alegre, representantes dos Sindicatos de trabalhadores reafirmaram a importância de uma reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra. “Para isso é necessário também o afastamento de todos os integrantes da atual reitoria”, destacam.

A assembléia dos professores da Ulbra, realizada nesta quinta-feira, 16, destacou as principais diretrizes que devem orientar esta reestruturação: compromisso com a realização de auditoria para aferição da real situação de todos os passivos da Ulbra; compromisso com a divulgação para a comunidade interna dos resultados da auditoria; elaboração no prazo de seis meses de um programa de reestruturação institucional contemplando o equacionamento dos passivos e as potencialidades das diferentes áreas de atuação do complexo Ulbra; elaboração de um novo estatuto/regimento priorizando a constituição democrática das instâncias de gestão acadêmica, nas relações intra-institucionais, enfatizando a eletividade dos cargos de direção e coordenação, e respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho; respeito à liberdade e autonomia de atuação das representações docentes e discentes; compromisso com a preservação da unicidade do complexo educacional; reafirmação do ensino, da pesquisa e da extensão como bases de sustentação do projeto acadêmico da instituição e a ratificação do foco do complexo Celsp/Ulbra na atividade educacional.

Agenda de manifestações

Professores e funcionários da Ulbra tem uma agenda de manifestações em diversos pontos da capital neste final de semana e no feriado. Neste domingo, 19, haverá panfleteação no Brique da Redenção, com concentração junto ao Monumento do Expedicionário, a partir das 10h30min. Na segunda-feira, às 18h, haverá concentração junto à passarela da Praça do Avião, em Canoas.

A próxima assembleia geral dos professores da Ulbra acontecerá na quarta-feira, 22, às 18h30, por deliberação dos professores, no campus de Canoas, em auditório a ser solicitado à Celsp.

EXTRA! EXTRA!
Assessoria informa que reitor da
Ulbra renunciou ao cargo
Saiba mais…

Sinpro/RS inicia nesta tarde pagamento do
salário de março aos professores da Ulbra
Saiba mais…