Reunião com a reitoria discutiu situação da Uergs

Da instituição, bem como os resultados positivo do último processo de ingresso via Sisu, com mais de 100 candidatos por vaga em alguns cursos.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 06/02/2015


Representantes do Sinpro/RS, da Aduergs, da Assuergs e do Semapi reuniram-se com a reitoria da Uergs, em Porto Alegre, na última quinta-feira, para discutir a realidade e o futuro da instituição, bem como os resultados positivo do último processo de ingresso via Sisu, com mais de 100 candidatos por vaga em alguns cursos. Em 2015, a Uergs contará com um orçamento, a ser executado, de R$ 90 milhões, sendo R$ 73 milhões do caixa do RS e o restante oriundo de projetos federais e parcerias mantidas pela instituição.

A preocupação das entidades é quanto à execução do orçamento na sua plenitude para garantia da trajetória de consolidação da Uergs em relação ao número de professores e a qualidade do ensino já atestada nas avaliações. A Uergs oferece atualmente 23 cursos de graduação e passará a ofertar mestrados e doutorados no próximo ano.

Foram destacadas ainda questões como a impossibilidade de nomeações de professores e servidores concursados e rumores sobre eventual desmonte da instituição como parte da estratégia de austeridade do governo estadual. O Sinpro/RS, as demais entidades e os gestores enfatizaram o compromisso de resistir a qualquer tentativa de alterar a trajetória de bons resultados da Uergs e se comprometeram com a defesa da autonomia da universidade.

As entidades encaminharam ofício ao secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, solicitando audiência para o dia 24 de fevereiro com o objetivo de discutir as questões relacionadas à Uergs.

CONVENÇÃO COLETIVA – Sinpro/RS e Aduergs disponibilizarão a todos os docentes uma proposta de pauta com vistas à Convenção Coletiva específica dos professores da Universidade Estadual. As reivindicações poderão ser ampliadas pela categoria em assembleias regionais e com envio de sugestões por e-mail. A pauta final, com o índice de reajuste salarial e as condições de trabalho, será objeto de discussão e deliberação na Assembleia Geral que será realizada no dia 12 de março, às 17h, no auditório do campus central da Uergs, em Porto Alegre.