Reunião debateu implementação do 9º ano

Ensino fundamental | Publicado em 06/07/2015

Na sexta-feira, 3 de julho, ocorreu reunião com representantes de escolas de Educação Básica, na sede do Sinpro/RS, em Porto Alegre, sobre a implementação do 9º ano do ensino fundamental. A Lei Nº 11.114 /2005 e a Lei Nº 11.274/2006 tornaram obrigatório o ensino fundamental com nove anos de duração, com início aos 6 anos de idade. Em 2016, será concluída a implementação do 9º ano do ensino fundamental, portanto, não haverá o 1º ano do ensino médio, o que motivará a redução de carga horária dos professores que atendem a estas turmas.

Os diretores do Sindicato já estão em conversação com professores no sentido de estudar propostas para o aproveitamento e adequação dos professores do 1º ano no projeto político-pedagógico da escola. Na reunião ficou definido que o Sinpro/RS irá procurar o Sindicato Patronal para propor um termo de compromisso que viabilize o preenchimento da carga horária desses docentes que a tiverem reduzido.